Header Ads

De uma garagem ao Googleplex: História do Google

 De uma garagem ao Googleplex


A história do Google começa em 1995, na Universidade de Stanford. Larry Page estava pensando em estudar em Stanford e Sergey Brin, que já estudava lá, se encarregou de mostrar o campus a ele.

Diz-se que em seu primeiro encontro eles discordaram em quase nada; no entanto, eles se aliaram no ano seguinte. Trabalhando em seus quartos, eles construíram um mecanismo de busca que usava links para determinar a importância de cada página na web. Este motor de busca foi denominado Backrub.

Logo depois, o Backrub foi renomeado para Google (graças a Deus!). O nome, que se referia à expressão matemática do número 1 seguido por 100 zeros, refletia com precisão o objetivo de Larry e Sergey: organizar as informações do mundo e torná-las universalmente úteis e acessíveis.


Nos anos seguintes, o Google não apenas chamou a atenção da comunidade acadêmica, mas também dos investidores do Vale do Silício. Em agosto de 1998, Andy Bechtolsheim (cofundador da Sun Microsystems) assinou um cheque de $ 100.000 para Larry e Sergey, permitindo que eles formassem oficialmente o Google Inc. Com esse investimento, a nova equipe deixou de trabalhar de seus quartos para criar o seu primeiro escritório: uma garagem nos arredores de Menlo Park, Califórnia, de propriedade de Susan Wojcicki (funcionária número 16 e atual CEO do YouTube). Computadores antigos, uma mesa de pingue-pongue e um tapete azul profundo foram o cenário para seus primeiros dias e longas noites de trabalho (embora a tradição de usar cores continue até hoje).

Mesmo no início, as coisas não eram totalmente convencionais: o primeiro servidor do Google foi construído com peças de Lego, e o primeiro "Doodle" (1998) tinha um boneco em seu logotipo que anunciava aos visitantes do site que tudo que a equipe estava fazendo ronda no Festival Burning Man. Os slogans "Não seja mau" e "Dez coisas que sabemos ser verdade" capturaram a essência de nossos métodos não convencionais. Nos anos que se seguiram, o Google cresceu rapidamente: a empresa contratou engenheiros, criou uma equipe de vendas e apresentou o primeiro cachorro da empresa, Yoshka.. O Google superou o tamanho do escritório da garagem e mudou-se para sua sede atual (também conhecida como "Googleplex"), localizada em Mountain View, Califórnia. Nosso espírito de fazer as coisas de maneira diferente foi o que levou à mudança. E Yoshka também.

A busca incessante por melhores respostas continua sendo a base de tudo o que fazemos. Atualmente, o Google tem mais de 60.000 funcionários em 50 países e desenvolve centenas de produtos que são usados ​​por bilhões de pessoas em todo o mundo, como YouTube, Android, Gmail ou, é claro, a Pesquisa Google. Apesar de nos livrarmos dos servidores Lego e adicionarmos mais alguns cães à empresa, nossa paixão por criar tecnologia para todos ainda está lá, desde os dias em que trabalhávamos em nossos quartos e naquela garagem até hoje.

e-mail e criação de documentos online até software para telefones celulares e tablets . Além disso, a aquisição da Motorola Mobility em 2012 a colocou em posição de vender hardware na forma de telefones celulares. O amplo portfólio de produtos e o tamanho do Google o tornam uma das quatro principais empresas influentes no mercado de alta tecnologia, junto com a Apple , IBM e Microsoft . Apesar dessa miríade de produtos, sua ferramenta de pesquisa original continua sendo o centro de seu sucesso. Em 2016, a Alphabet obteve quase toda a receita do Googlepublicidade com base nas solicitações de pesquisa dos usuários.
Em busca de negócios

Brin e Page, que se conheceram como estudantes de graduação na Universidade de Stanford , ficaram intrigados com a ideia de extrair significado da massa de dados acumulados na Internet. Eles começaram a trabalhar no dormitório de Page em Stanford para desenvolver um novo tipo de tecnologia de pesquisa, que apelidaram Massagem nas costas. A chave era alavancar as próprias habilidades de classificação dos usuários da Web rastreando os “links de apoio” de cada site - isto é, o número de outras páginas vinculadas a eles. A maioria dos mecanismos de pesquisa simplesmente retornou uma lista de sites classificados pela frequência com que uma frase de pesquisa apareceu neles. Brin e Page incorporaram à função de busca o número de links que cada site tinha; ou seja, um site da Web com milhares de links seria logicamente mais valioso do que um com apenas alguns links, e o mecanismo de pesquisa colocaria o site com muitos links no topo de uma lista de possibilidades. Além disso, um link de um site com muitos links seria um “voto” mais valioso do que um de um site mais obscuro.

Em meados de 1998, Brin e Page começaram a receber financiamento externo (um de seus primeiros investidores foi Andy Bechtolsheim, cofundador da Sun Microsystems, Inc. ). No final das contas, eles levantaram cerca de US $ 1 milhão de investidores, familiares e amigos e abriram uma loja em Menlo Park , Califórnia, com o nome de Google, derivado de um erro ortográfico do nome original planejado de Page,googol (um termo matemático para o número um seguido por 100 zeros). Em meados de 1999, quando o Google recebeu uma rodada de US $ 25 milhões em financiamento de capital de risco, estava processando 500.000 consultas por dia. A atividade começou a explodir em 2000, quando o Google se tornou o mecanismo de busca cliente de um dos sites mais populares da web,Yahoo! . Em 2004, quando o Yahoo! dispensados ​​os serviços do Google, os usuários pesquisavam no Google 200 milhões de vezes por dia. Esse crescimento só continuou: no final de 2011, o Google estava lidando com cerca de três bilhões de pesquisas por dia. O nome da empresa tornou-se tão onipresente que entrou no léxico como um verbo: google tornou-se uma expressão comum para pesquisar na Internet.

 

De uma garagem ao Googleplex ( Espanhol )

Con la tecnología de Blogger.